O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lança edital convidando orientadores de todo o país, vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu, a apresentarem projetos inovadores, em áreas consideradas estratégicas, para concorrer a recursos que chegam a um total de R$ 50 milhões.
De acordo com o Plano de Ação 2007-2010 de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional, as propostas deverão privilegiar áreas estratégicas como ciência aerospacial, tecnologias da comunicação e da informação, microeletrônica, energias nuclear, renováveis e biocombustíveis, biodiversidade, biotecnologia, terapias inovadoras e toxicologia, entre outras.
O recebimento das propostas será feito em duas chamadas. Na primeira, à qual correspondem R$ 25 milhões, serão analisados os projetos recebidos até o dia 31 de janeiro de 2008, com divulgação de resultados prevista para o dia 20 de fevereiro e contratação para início de março. A segunda chamada prevê entrega de propostas de 10 de março a 15 de maio de 2008, com resultados sendo divulgados na segunda quinzena de junho e vigência das bolsas a partir de agosto.
Os projetos deverão ser enviados por meio do formulário de propostas on-line, disponível no endereço http://efomento.cnpq.br/efomento, a partir do dia 14 de dezembro de 2007.