Notícia

Huap reabre o Hemocentro

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Desde o dia 13 de novembro, o Homocentro do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), único núcleo de doação de sangue de Niterói ligado ao Hemo-Rio, está funcionando. Com a reabertura, o doador não precisa mais se deslocar para o Rio de Janeiro. Além da coleta de sangue, a unidade realiza testes para detectar diversas doenças e de compatibilidade sangüínea, transfusão, além de checar o possível grau de anemia. A coordenadora do Serviço de Hemoterapia do Huap, ao qual o Hemocentro está ligado, é a professora Olga Maria Diniz Pereira.

Inicialmente, o objetivo é conseguir doadores para atender o Huap e depois outros hospitais do município. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Os possíveis doadores devem estar bem de saúde, ter entre 18 e 25 anos, pesar no mínimo 50 quilos, não estar em jejum, evitar alimentos gordurosos nas três horas anteriores e não estar incluído em grupos com ocorrência freqüente de situações de risco para contaminação pelo HIV (vírus da Aids), como usuários de drogas.
O Hemocentro do Huap, fechado desde março de 2003, passou por uma grande transformação, está completo, sem nenhum risco sanitário e atendendo às exigências do Ministério da Saúde.

Pular para o conteúdo