Notícia

19 de novembro: Dia da Bandeira comemorado em cerimônia na UFF

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Em homenagem ao Dia da Bandeira, a UFF realizou, nos jardins da Reitoria, a cerimônia de hasteamento das bandeiras brasileira, pelo o reitor Roberto de Souza Salles; do Estado do Rio de Janeiro, pelo vice-reitor Emmanuel Paiva de Andrade; e da UFF, pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Humberto Machado.

Estiveram presentes membros da comunidade acadêmica. O reitor disse que este dia foi “especial e emocionante, e um privilégio hastear a bandeira brasileira. Gostaria que resgatássemos este momento formal várias vezes na UFF”.

Instituída por Decreto em 4 de novembro de 1889, a bandeira brasileira teve a definição de seu uso e modelo oficial atualizado pelo Decreto 5.700 de 1° de setembro de 1971.

A primeira bandeira republicana do Brasil, confeccionada por Flora Simas de Carvalho a convite do marechal Deodoro da Fonseca, subiu ao mastro pela primeira vez na Aldeia de Imbuhy, em Niterói, no dia 19 de novembro de 1889, apenas quatro dias após a Proclamação da República.

A bandeira nacional brasileira está permanentemente hasteada no topo de um mastro especial plantado na Praça dos Três Poderes em Brasília, como símbolo perene da pátria e sob a guarda do povo.

O Hino à Bandeira do Brasil tem letra de Olavo Bilac (1865–1918), música de Francisco Braga (1868–1945) e foi apresentado pela primeira vez em 15 de agosto de 1906.

Pular para o conteúdo