No dia 26 de outubro foi inaugurada oficialmente a Universidade Aberta à Terceira Idade da Universidade Federal Fluminense, um programa interdisciplinar de geriatria e gerontologia, no Teatro da UFF. Segundo o diretor do Centro de Ciências Médicas (CCM), Otílio Machado Pereira Bastos, o projeto nasceu em 1992, mas só veio a se concretizar com a aprovação pelo CCM em 2007.
A mesa do evento foi composta pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Humberto Machado, representando o reitor Roberto Salles; pela substituta eventual do pró-reitor de Extensão, Sídio Werdes, Maria Lúcia Melo Teixeira de Souza; pela ex-pró-reitora Aidyl Preis; pelo professor Otílio Bastos; pelo diretor do Hospital Universitário Antônio Pedro, Tarcísio Rivello; pela coordenadora-geral da Universidade Aberta à Terceira Idade, Vilma Câmara; pela diretora da Escola de Enfermagem da Uni-Rio, Beatriz Gerbaze e pela representante da diretora Ana Maria Domingos, da Escola de Enfermgem Ana Neri, Sheila Nascimento.
O envelhecimento tornou-se uma questão atual, objeto de debates e pesquisa. Sem ficar alheia ao tema, a UFF fez com que o projeto se tornasse um sucesso em outras cidades brasileiras e até no exterior. O programa tem o objetivo de mostrar ao idoso que ele é produtivo e criativo, contando com uma característica especial, a experiência.
Os participantes da mesa acompanharam a trajetória da coordenadora e professora da UFF Vilma Câmara para ver o seu sonho tornar-se realidade. Otílio Bastos disse que o dia 26 de outubro era um dos mais felizes da vida dele e elogiou a professora Vilma, afirmando que ela é pessoa “com grande sensibilidade”.
Durante a inauguração, o grupo de teatro Terceiro Ato, coordenado pela professora Lúcia Ribeiro, fez a apresentação “Desmascarar ou Desmascarar: do Clássico ao Popular”.
Dentre as atividade previstas na Universidade Aberta à Terceira Idade estão o teatro, como mencionado acima, a pintura, a arteterapia e a dança folclórica. Quem se interessar deve procurar a coordenação do projeto e participar da sala de espera, na Rua Jansen de Mello, 174, Centro, Niterói.