Notícia

Pesquisadores da UFF participam de congresso de geoquímica

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Pesquisadores da Universidade Federal Fluminense e de vários países, com representantes da Europa, Ásia, Austrália, Estados Unidos, Canadá, América Latina, se reúnem para debater problemas ambientais e efeitos na saúde no 11º Congresso Brasileiro de Geoquímica. O evento se realiza no município de Atibaia, São Paulo, entre 21 e 26 de outubro, como parte das comemorações do Ano Internacional do Planeta Terra, uma proposta aprovada pela Assembléia-Geral das Nações Unidas, com o apoio de 191 países, incluindo o Brasil.
No dia 20, antecedendo a abertura oficial do congresso, está programada a exibição do documentário “Uma Verdade Inconveniente”, no Cineclube da Câmara Municipal de Atibaia. Após a apresentação, haverá debate entre o público e alguns congressistas sobre mudanças climáticas, qualidade de vida e meio ambiente.
Na mesma semana, também ocorrem dois eventos internacionais: um workshop sobre gestão ambiental e uma conferência hemisférica de geologia médica. Durante o congresso, serão apresentados resultados inéditos de centenas de pesquisas realizadas no Brasil e em outros países. Serão promovidas palestras, apresentações de trabalhos abordando temas como qualidade das águas e do ar, recursos e desenvolvimento econômico, mistérios do planeta Terra, questões relacionadas à saúde, desenvolvimento urbano, agricultura, biodiversidade e educação. Serão promovidas atividades extensivas com a participação da população de Atibaia que, dentre outras, envolvem palestras, caminhada geológica com estudantes e plantio de mudas de árvores.
Com a participação de profissionais de diferentes instituições científicas, as palestras envolvem temas como meio ambiente, saúde, agricultura e educação, e têm entrada gratuita. Cedido pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins do Rio de Janeiro, será montado um planetário portátil inflável, que receberá durante o dia visitas de crianças de algumas escolas do município.
O 11º Congresso Brasileiro de Geoquímica, que será promovido no Hotel Bourbon Atibaia, Rodovia Fernão Dias, s/n, Km 37,5, é uma realização da Sociedade Brasileira de Geoquímica, com o apoio da Comissão Iugs–GEM (Geosciences for Environmental Management da União Internacional das Ciências Geológicas) e da International Medical Geology Association.
Os pesquisadores da UFF que compõem o comitê científico do congresso são Júlio Cesar Wasserman, Ricardo Santelli e William Zamboni de Mello. A universidade também está presente na SBGq reunindo como membros de sua diretoria os professores Jorge João Abrão, Ricardo Erthal Santelli, Emmanoel Vieira da Silva Filho, Luiz Drude de Lacerda, Bastiaan Adriaan Knoppers e John Edmond Lewis Maddock.

Pular para o conteúdo