O espetáculo “O Grande Caçador – Uma Lenda Africana”, com texto inédito baseado na história do guerreiro iorubá Oxotocan, encerra temporada no Teatro da UFF neste sábado e domingo, 6 e 7, às 17h. Com o objetivo de familiarizar o público infantil à mitologia africana, a peça é também uma oportunidade de capacitação para profissionais do ensino na abordagem de temáticas afro-brasileiras.
Em 2003, o governo estabeleceu a lei de diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais (Lei Federal nº 10.639), que obriga a complementação da grade curricular com o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas nas redes de ensino fundamental e médio.
Com texto de estréia de Elymar Oliveira, baseado na lenda de Oxóssi roteirizada para as crianças, a peça é recheada de sons, danças, figurino e cenário coloridos e tem a direção assinada por Carlos Otávio Fracho. O espetáculo assinala ainda o retorno aos palcos de Cristina Fracho, depois de 15 anos, convidada especialmente para viver a rainha Yabá. O elenco é composto por Kléber Rattay, Diego Reishoffer, Diego Márques e André Castilho, com participação especial de Elymar Oliveira.
O Teatro da UFF fica na Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói. Ingressos custam R$ 16 (meia-entrada para estudantes, maiores de 60 e servidores da UFF).