Com o principal objetivo de comemorar os 15 anos de fundação da Associação de Professores Inativos (Aspi) da UFF e de contribuir para a tomada de consciência sobre a conjuntura nacional e de repensar formas de mobilização em torno dos direitos constitucionais, previdenciários e sociais, será promovido o 2º Encontro da Aspi–UFF, de 16 a 18 de outubro.
O evento pretende ainda debater a situação atual e perspectivas futuras da universidade brasileira na questão dos aposentados, além de promover intercâmbio, troca de experiência e um balanço das lutas, perdas e conquistas, em nível nacional, com associações envolvidas e interessadas na valorização do aposentado. O encontro realiza-se no Auditório Florestan Fernandes da Faculdade de Educação, Bloco B, Campus do Gragoatá, São Domingos, Niterói.
A cerimônia de abertura, às 9h, terá conferência do jornalista Milton Temer sobre conjuntura nacional, capitalismo financeiro e direitos sociais. Na programação estão incluídos grupos de trabalho, sessões plenárias, mesas-redondas e outras conferências com representantes de diversas instituições como Andifes, Anfip, Diap, Andes, Fenafe e Instituto Mosap.
A Aspi–UFF é presidida pelo ex-reitor da UFF e ex-diretor do Hospital Universitário Antônio Pedro, professor Rogério Benevento, e tem sede na Rua Passo da Pátria, 19, São Domingos, Niterói. O encontro é coordenado pela professora Emília de Jesus Ferreiro e tem como presidente da comissão executiva a professora Aidyl de Carvalho Preis.