A Escola de Enfermagem debate as propostas do Reuni nos dias 11 e 12 de setembro no evento “Oficina Reune Saúde: a Saúde Discutindo o Reuni”, que irá discutir o significado da reforma para a área de saúde e para a universidade de forma geral. O encontro ocorre na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, na Rua Doutor Celestino, 74 Centro, Niterói. Podem participar docentes, estudantes e técnico-administrativos das unidades de saúde e demais interessados.
Nesta quarta-feira, 12, haverá a apresentação dos resultados dos grupos de trabalho (GTs) realizados na primeira parte da oficina, das 9h às 10h30. Os GTs foram divididos nas áreas de enfermagem, biomedicina, farmácia, instituto de saúde da comunidade, medicina, nutrição, odontologia e veterinária.
As principais questões a serem discutidas são o significado do Reuni para a UFF e para os cursos da saúde, os problemas atuais da UFF para atender com qualidade o ensino, a pesquisa e a extensão e o significado do tronco profissional para a formação em geral e em particular para os cursos de saúde. A plenária final terá início às 15h30, com término previsto para as 18h.
Na terça-feira, a mesa-redonda “O Reuni e a formação em saúde”, coordenada pela diretora da Faculdade de Nutrição, professora Cristina Mendonça, debate a proposta de expansão para a universidade com o professor Sidney Mello, pró-reitor de Assuntos Acadêmicos.
Também na programação desta terça-feira, a participação do professor Armando Cipriano, do Instituto de Saúde da Comunidade, falando sobre diretrizes curriculares da saúde e o Reuni, a aluna de Nutrição Juliana Gagno, do núcleo de saúde do DCE, e a professora Sônia Lúcio Rodrigues de Lima, da Aduff, abordando a visão dos movimentos estudantil e sindical.