Notícia

Prédio interditado do Iacs está em restauração há dois meses e meio

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Há cerca de dois meses e meio teve início a reforma de um prédio do Instituto de Arte e Comunicação Social (Iacs), na Rua Lara Vilela, 126, São Domingos. O prédio, situado na entrada da unidade, foi interditado em 2003 pela Defesa Civil. A licitação para a recuperação foi feita no início deste ano. A previsão é de que a obra dure 10 meses.

Até o momento, o trabalho tem sido feito na área interna. De acordo com a engenheira civil Kátia Allende, responsável pela fiscalização da obra pela Coordenadoria de Arquitetura, Engenharia e Patrimônio (Caep) da UFF, várias ações já foram feitas: retirada de parte do revestimento interno, dedetização para eliminar cupins, fundação auxiliar para a construção, restauração das esquadrias e retirada das instalações elétricas, dentre outras.

Kátia informou que atualmente estão sendo retiradas as telhas da obra para tratamento das “verdadeiras telhas francesas”, de excelente qualidade, e o telhado está sendo coberto com plástico para não danificar mais ainda as paredes. A retirada das telhas diminui o peso para maquequear (levantar o piso de madeira do térreo com macacos hidráulicos, para nivelá-lo).

Na última sexta-feira, 31, a engenheira da Caep solicitou à diretora do Iacs, Mara Rodrigues, a disponibilização do espaço em frente à obra – a chamada praia do Iacs -, para tratar as telhas com fungicida e impermeabilização.

Pular para o conteúdo