“Espacialidades Contemporâneas: o Brasil, a América Latina e o Mundo” é o tema do 7º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (Anpege), promovido pela UFF. O evento teve início nesta segunda-feira, 24, e vai até 27 de setembro. O objetivo é estimular o debate sobre as diferentes configurações, organizações e interações espaciais que operam no funcionamento/realização das sociedades contemporâneas, e remete a questões imediatas de relevância e com importantes condicionantes espaciais: do espaço da vida social e sua reprodução cotidiana, articulada em diferentes escalas, ao espaço das fronteiras e conflitos mundiais, nacionais e regionais e das grandes questões econômicas, políticas, culturais e ambientais do mundo de hoje.
A Anpege propõe, com a promoção do encontro, contribuir para o desenvolvimento e demonstrar o potencial de produção científica e acadêmica dos atuais 39 programas de pós-graduação e pesquisa em geografia em todo o Brasil, além de fomentar o debate sobre projetos e questões nacionais que exigem participação crítica, propositiva e responsável, não só da comunidade acadêmico-científica, mas de todo cidadão brasileiro.
A programação contempla o debate científico e acadêmico, tanto numa perspectiva de aprofundamento setorial e especializado do conhecimento geográfico, quanto numa perspectiva de abrangência inter e multidisciplinar, articulando os diferentes campos do conhecimento.
Nos quatro dias de realização do evento serão apresentados 696 trabalhos científicos: 432 apresentações orais e 264 pôsteres (com três conferências, 18 mesas-redondas e 19 simpósios temáticos, organizados sob a forma de grupos de trabalhos). A programação completa, com locais e endereços do 7º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, pode ser consultada pelo site www.anpege.org.br/anpege7.
Protocolo de cooperação é assinado – O reitor da UFF, Roberto Salles, presente à abertura, assinou na solenidade o protocolo de cooperação com a Universidade Estadual do Ceará. O acordo diz respeito à realização de ações para o desenvolvimento de programas de interesse nas áreas de ensino e pesquisa como intercâmbio de estudantes de pós-graduação e especialistas; elaboração e realização de pesquisas; organização de conferências e seminários; intercâmbio de documentos de pesquisa, científicos, de informações e de publicações.