Nesta quinta-feira, 30 de agosto, será ministrada a aula inaugural do semestre letivo no Pólo Universitário de Rio das Ostras (Puro), onde também será assinado pela Prefeitura da cidade e a UFF, por meio do reitor Roberto Salles, o projeto de finalização do campus local.
De acordo com o diretor do Puro, Pedro Lentino, o campus, de aproximadamente 7 mil metros quadrados, terá 2.500 alunos em dois turnos, entre graduação e pós-graduação, proporcionando a formação de jovens da região numa universidade pública e de qualidade. Cerca de 400 alunos são formados por semestre nos seis cursos atuais. Considera-se a ampliação para nove cursos a partir de 2009.
Os cursos de Rio das Ostras estão passando de extensão de turno para cursos autônomos. Cinco dos seis já estão em fase final de aprovação pela Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos (Proac) e pelo Conselho de Ensino e Pesquisa. Por conseqüência, deverá haver ampliação do quadro de professores lotados no município para 145 e de funcionários técnicos-administrativos para 65 até 2011.
O convênio de manutenção do pólo vai até 2010, com redução gradativa dos incentivos da prefeitura e ampliação gradativa dos incentivos do MEC e da UFF.