Notícia

Sistema idUFF permitirá identificação unificada de alunos. Primeira aplicação será em bibliotecas

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Um sistema com o objetivo de facilitar a vida acadêmica do estudante foi criado pela Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos (Proac), em parceria com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). O idUFF foi apresentado no dia 2 de agosto em cerimônia na Biblioteca Central do Gragoatá.

De acordo com o pró-reitor de Assuntos Acadêmicos, Sidney Mello, “o idUFF tem como principal funcionalidade permitir a autenticação e autorização dos usuários dos sistemas da universidade de forma simples e unificada, evitando-se redundâncias nas informações”.

Inicialmente, será lançado o módulo do idUFF voltado para o apoio às bibliotecas, que permitirá a atualização contínua dos dados cadastrais dos estudantes, incluindo o registro de foto no banco de dados do sistema acadêmico do NTI.

O projeto piloto será implantado na biblioteca da Faculdade de Economia, para que se possa medir o desempenho do novo sistema. A partir deste piloto a Proac poderá iniciar o processo de aquisição dos equipamentos necessários à implantação do projeto em todas as bibliotecas da universidade.

Segundo o analista de sistemas Thiago Diogo, do núcleo de tecnologia da Proac, “a partir da implantação do idUFF, as bibliotecas poderão consultar, em tempo real, a situação cadastral do estudante no banco de dados acadêmico da universidade, dando maior confiabilidade e segurança ao serviço”.

Pular para o conteúdo