Notícia

CNPq abre edital com R$ 5 milhões para apoiar publicações científicas

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), lançou edital para apoiar e incentivar publicações de periódicos científicos brasileiros. Serão destinados R$ 5 milhões no total para apoiar os projetos.

Com este edital, as duas agências pretendem contribuir para elevar o nível de qualidade, incluindo forma e conteúdo, das revistas nacionais que se dedicam à ciência e tecnologia, divulgadas no Brasil e no exterior. Seu foco está direcionado a pesquisadores que editam periódicos científicos nacionais, ligados a uma instituição ou sociedade científica brasileira, ou dirigentes de entidades mantenedoras de âmbito nacional.

Terão prioridade as propostas de revistas divulgadas simultaneamente na internet, com acesso aberto, e em todas as áreas do conhecimento. Os projetos devem apresentar periódicos que já tenham circulação mínima nos três últimos anos, e possuir abrangência nacional e/ou internacional no corpo editorial, conselho científico e colaboradores, com afiliação institucional em todos os fascículos. A publicação deve ser formada por artigos dedicados a uma determinada área ou subárea do conhecimento, sendo 80% científicos ou técnico-científicos sobre pesquisas originais e não divulgadas em outras revistas.

As inscrições para o Edital MCT/CNPq – MEC/Capes nº 16/2007 podem ser feitas até as 18h (horário de Brasília) do dia 26 de setembro, pelo endereço http://efomento.cnpq.br/efomento. O resultado será divulgado na primeira quinzena de novembro de 2007 nas páginas do CNPq e da Capes.

Pular para o conteúdo