Notícia

Projeto de professor da UFF sobre memória editorial é contemplado com patrocínio da Petrobras

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O projeto “Memória editorial: preservando fontes primárias para a história da vida literária brasileira (1854-1954)”, coordenado pelo professor Aníbal Bragança, foi contemplado com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural. Foram 263 projetos selecionados dentre 7.392.

O objetivo é preservar, catalogar, tratar, indexar e disponibilizar o acervo do livreiro Francisco Alves, personalidade decisiva na vida editorial, literária e educacional do Brasil.

O projeto faz parte das atividades do Núcleo de Pesquisa sobre o Livro e a História Editorial no Brasil (Lihed), coordenado pelo professor Aníbal Bragança, do Departamento de Estudos Culturais e Mídia, do Instituto de Arte e Comunicação Social (Iacs), e instalado na Biblioteca Central do Gragoatá (BCG).

Pular para o conteúdo