Notícia

Concerto da OSN-UFF é sucesso no Festival de Inverno de Ouro Preto

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense (OSN-UFF) participou, no dia 24 de julho, do Festival de Inverno de Ouro Preto, em Minas Gerais. Sob regência da maestrina Ligia Amadio, a OSN-UFF se apresentou na Praça da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Na platéia, o reitor e o pró-reitor de Extensão da Ufop, João Luiz Martins e Fábio Faversani, respectivamente, e o secretário municipal de Cultura, Vitório Lanari. O professor Chiquinho de Assis foi o coordenador da área de música do festival.

Viajaram com a orquestra o pró-reitor de Extensão, Sídio Machado; o assessor do reitor, Pedro Antunes e a chefe de Gabinete, Martha de Luca. A maestrina Ligia Amadio, em seu discurso de agradecimento, destacou que esta foi a primeira vez na história da OSN-UFF que membros da administração da UFF viajam junto da orquestra para uma apresentação.

De acordo com o reitor da Ufop, foi grande a alegria pela presença da orquestra, já que outras tentativas, sem sucesso, haviam sido feitas. “Queria transmitir à UFF toda nossa felicidade de ter a OSN aqui no Festival de Inverno. Foi nossa aposta alta principalmente porque já havíamos tentado trazê-la outras vezes. O ministro Fernando Haddad falou sobre a orquestra e decidimos tentar novamente. Queria agradecer à Ligia Amadio e ao Izaac Mendlewicz (diretor Administrativo da OSN-UFF) pelas peças que foram ao encontro do esperado para o festival”, ressaltou o reitor João Luiz Martins. “Foi uma grande contribuição para o festival já que privilegiamos a diversidade. A OSN preencheu bem nossa idéia de escapar ao óbvio primando pela qualidade”, disse o pró-reitor de Extensão da universidade.

Para a maestrina Ligia Amadio foi maravilhosa a reação do público. “Essa conjugação de esforços foi imprescindível para que tudo desse certo. Foi uma viagem muito bem sucedida e participar do festival, que já tem uma tradição, foi espetacular”, disse a maetrina, que em conversa posterior à apresentação confirmou o interesse do reitor da Ufop em ter a orquestra da UFF na próxima edição do festival, em 2008. “Dependemos agora dos meios financeiros, mas já existe a vontade do reitor”, afirmou.

Segundo o pró-reitor de Extensão da UFF, Sídio Machado, a orquestra é um cartão de visitas da universidade. “Uma das propostas da Pró-Reitoria de Extensão é estimular cada vez mais projetos como esse, que divulgam a universidade. Foi muito bonito ver o entusiasmo do reitor da Ufop com a nossa orquestra. Ele disse que também lutaria por ela em Brasília. Isso vindo de um reitor de outra universidade é uma honra. A Orquestra Sinfônica é um expoente da UFF que devemos estimular cada vez mais”, reconheceu.

Pular para o conteúdo