A proposta de adequação e expansão da infra-estrutura de informática da Rede Rio para possibilitar o crescimento para o interior do estado, onde a UFF tem unidades, foi entregue pelo reitor Roberto Salles ao presidente da Faperj, Ruy Garcia Marques, no Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa da Regional Sudeste. O evento foi realizado em Niterói pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) da UFF, nos dias 28 e 29 de junho.
O objetivo do fórum foi congregar pró-reitores de instituições públicas e privadas para a discussão de políticas de ciências e tecnologias; subsídios para planejamento estratégico e aprofundar a relação com órgãos de fomento. Participaram o presidente da Finep, Luís Fernandes; o chefe de Gabinete da presidência do CNPq, Carlos Alberto Pittaluga Niederauer; e o diretor de Programas do CNPq, Emílio Cantídio.
Também foi discutido no evento o apoio de instituições como a Capes e o CNPq para cursos de pós-graduação com conceito 3 e 4. Por outro lado, está sendo realizado estudo para que haja aumento no número das bolsas de mestrado e doutorado. O reitor da UFF, Roberto Salles, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Humberto Machado, fizeram a abertura do fórum ao lado da professora Teresa Dib Zambon Atvars, da Unicamp.
Para Humberto Machado, o encontro foi fundamental para as universidades da Região Sudeste por aproximar pró-reitores e órgãos de fomento para que possa haver maior interação entre eles. “Na UFF houve crescimento de pesquisa e de pós-graduação, mas não houve correspondência no número de bolsas”, enfatizou Machado.