O Conselho de Ensino e Pesquisa da Universidade Federal Fluminense aprovou nesta quarta-feira, 27 de junho, a concessão de uma bonificação por mérito aos candidatos ao Vestibular 2008 oriundos de escola pública municipal ou estadual de qualquer parte do país. Para ter direito ao bônus de 10%, que será aplicado sobre a nota final, o candidato deverá ter cursado todo o nível médio em escola pública e ser aprovado para a 2ª fase do concurso.
De acordo com o coordenador-geral da Coordenadoria de Seleção (Coseac), professor Néliton Ventura, ao adotar a medida a universidade compatibiliza inclusão social e o mérito dos candidatos provenientes de escola pública. Ventura prevê para este ano um percentual maior de candidatos da rede pública.
A UFF pretende também atender a demanda de professores da rede pública de ensino reservando 20% das vagas oferecidas pelos cursos de Pedagogia e das licenciaturas em Física, Química e Matemática para o ingresso no Vestibular 2008.
A UFF é a primeira universidade federal do Estado do Rio de Janeiro a oferecer um sistema de bônus no vestibular.
Para o reitor da UFF, professor Roberto Salles, esse novo sistema torna o ingresso de estudantes mais universal e, portanto, está em consonância com um modelo de universidade brasileira socialmente referenciada.
Provas
A terceira novidade do vestibular da UFF deste ano é a interestadualização do concurso. A universidade realizará as provas em mais dois estados – Minas Gerais (em Juiz de Fora) e Espírito Santo (Vitória). Desse modo, a UFF estará mais próxima dos candidatos que desejam ingressar nos cursos de graduação de nossa universidade.
As provas do Vestibular UFF 2008 serão realizadas nos dias 15 de novembro (1ª fase) e 9 de dezembro (2ª fase).