O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, recebeu dirigentes da universidade, no último dia 29, em Brasília, em duas audiências. Estiveram presentes o pró-reitor de Planejamento e, desde 9 de junho, também vice-reitor da UFF, Emmanuel Andrade, o diretor-geral e o diretor médico do Hospital Universitário Antônio Pedro, Tarcísio Rivello e Haberlandh Sodré, respectivamente.
A primeira audiência teve a participação da deputada federal Solange Almeida. Na pauta, concursos, projetos do Qualisus e verba para o hospital, que busca liberação de recursos para o Centro Cirúrgico, reforma da enfermaria e construção do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon).
Na segunda reunião também estiveram presentes o prefeito de Niterói, Godofredo Pinto, o secretário municipal de Saúde, Luiz Tenório e o deputado federal Francisco D’Angelo. Dentre os assuntos estavam o teto financeiro do município e a possibilidade de melhorar o repasse de verbas para o Huap.
O ministro prometeu ajudar o hospital e pediu que fosse estabelecida uma proposta financeira para ser avaliada pelo ministério. O Huap receberá o secretário de Assistência à Saúde, José Noronha, para uma visita técnica ainda este mês.