Notícia

Projeto de atendimento de emergência da UFF capacita profissionais de diversas áreas

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

No dia 19 de maio, às 14h30, no jardim da Reitoria, Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói, será realizado um exercício simulado com a participação de equipes de resgate.
O projeto, intitulado “Quanto vale a sua vida?”, respeitará os padrões internacionais de resgate de múltiplas vítimas e faz parte do curso de Atendimento Pré-Hospitalar de Emergência do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Urgência (Nepur) da Universidade Federal Fluminense.
O Nepur, assim como o exercício simulado, tem coordenação da professora Andréia Pereira Escudeiro, da Escola de Enfermagem.
No local, as vítimas serão classificadas em verde (vítimas leves), amarelo (vítimas moderadamente graves), vermelho (vítimas graves) e preto (vítimas potencialmente graves). Serão três veículos envolvidos, com aproximadamente 15 vítimas, e algumas estarão presas entre as ferragens, sendo necessário realizar o desencarceramento (cortar os carros).
O evento se realiza em tempo real para que se possa saber o tempo que as vítimas levariam para ser atendidas a partir do acidente traumático.
Outro objetivo é instruir a população sobre o que fazer nos primeiros momentos após esse tipo de acidente ou uma emergência médica. Na Reitoria, haverá duas tendas para ensinamento sobre reversão de parada cardíaca e abordagem inicial à vítima de trauma.
Todo o procedimento que será realizado faz parte do curso de Capacitação em Urgência da UFF que o Nepur oferece para profissionais oriundos ou não da área de saúde.
“A UFF continua à frente no que diz respeito à capacitação de médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem e motoristas vinculados ao projeto Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)”, afirmou a professora Andréia. “Podemos colocar no nosso currículo o treinamento dos municípios do Rio de Janeiro, Silva Jardim, Itaboraí, Tanguá, Maricá, São Gonçalo, Rio Bonito, Belford Roxo, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Queimados, dentre outros”, ressaltou.
Dos 18 municípios vinculados que deveriam receber treinamento, de acordo com a Portaria 2.048 do Ministério da Saúde, 17 foram capacitados pelo Nepur. “Em alguns desses municípios existem escolas de nível superior com faculdades de Medicina e Enfermagem, e mesmo assim a UFF foi a escolhida”, explicou Andréia.
Nesta semana, Maricá enviou 20 alunos para um curso de reciclagem e já estão previstas as capacitações dos funcionários da Concessionária Ampla e do Estaleiro Mauá. A Prefeitura de São Sebastião, São Paulo, enviará dez profissionais, dentre médicos e enfermeiros, para o evento. O objetivo é conhecer o Nepur e como funciona o atendimento pré-hospitalar.
Os participantes já confirmados, além do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Urgências da UFF, são a Polícia Rodoviária Federal, a Concessionária Ponte S.A. e a Prefeitura de Maricá.

Pular para o conteúdo