No dia 19 de maio, no jardim da Reitoria da UFF, foi realizado um exercício simulado com a participação de equipes de resgate. O evento, em tempo real, durou 44 minutos a partir do momento do acidente simulado (fotos ao lado).
O projeto, intitulado “Quanto vale a sua vida?”, respeita os padrões internacionais de resgate de múltiplas vítimas e faz parte do curso de Atendimento Pré-Hospitalar de Emergência do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Urgência (Nepur) da Universidade Federal Fluminense.
No local, as 25 vítimas foram classificadas em verde (vítimas leves), amarelo (vítimas moderadamente graves), vermelho (vítimas graves) e preto (vítimas potencialmente graves). Foram três carros e uma moto envolvidos no acidente encenado, com algumas vítimas presas entre as ferragens. Na simulação, foi feito inclusive o desencarceramento (cortar os carros).
Além do treinamento, outro objetivo desse tipo de simulação é instruir a população sobre o que fazer nos primeiros momentos após esse tipo de acidente ou uma emergência médica. Na Reitoria, houve duas tendas para ensinamento sobre reversão de parada cardíaca e abordagem inicial à vítima de trauma.
Todo o procedimento realizado faz parte do curso de Capacitação em Urgência da UFF que o Nepur oferece para profissionais oriundos ou não da área de saúde.
O Nepur, assim como o exercício simulado, tem coordenação da professora Andréia Pereira Escudeiro, da Escola de Enfermagem.
“A UFF continua à frente no que diz respeito à capacitação de médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem e motoristas vinculados ao projeto Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)”, afirmou a professora Andréia. “Podemos colocar no nosso currículo o treinamento dos municípios do Rio de Janeiro, Silva Jardim, Itaboraí, Tanguá, Maricá, São Gonçalo, Rio Bonito, Belford Roxo, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Queimados, dentre outros”, ressaltou.
Dos 18 municípios vinculados que deveriam receber treinamento, de acordo com a Portaria 2.048 do Ministério da Saúde, 17 foram capacitados pelo Nepur. “Em alguns desses municípios existem escolas de nível superior com faculdades de Medicina e Enfermagem, e mesmo assim a UFF foi a escolhida”, explicou Andréia.
Entre os participantes, além do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Urgências da UFF, a Polícia Rodoviária Federal, a Concessionária Ponte S.A. e a Prefeitura de Maricá.