Desde 1973, a Universidade Federal Fluminense tem a Unidade Avançada José Veríssimo (UAJV), em Oriximiná, Pará, que atende ao Hospital e Maternidade São Domingos Sávio. Dirigentes da UFF, dentre os quais o reitor Roberto Salles, estiveram na região nos dias 1º e 2 de março para uma série de reuniões com a prefeitura local e técnico-administrativos da universidade.
A UFF montou uma estrutura em uma região onde praticamente nada havia. Foram feitos cursos de capacitação e muitos dos profissionais hoje do município são da UFF. Mas, com uma população de 27 mil habitantes da década de 1970, atualmente Oriximiná tem 54 mil moradores sem que a área da saúde tenha tido um investimento proporcional. “A parceria entre a universidade e o município tem de ser de mão dupla. Não queremos nos retirar de Oriximiná, mas não podemos continuar sem investimento da prefeitura”, disse o reitor, referindo-se à difícil situação pela qual passa o hospital, mas que ainda assim atende a um número maior de pessoas do que o hospital municipal. “A prefeitura deve contribuir com a contratação de funcionários de apoio e nós, com a parte médica”, reforçou.
O hospital tem 30 leitos, que são distribuídos de acordo com a demanda. Faz de 70 a 80 partos por mês sem contar com os atendimentos prestados em casa. O número de internações mensais chega a 150, e os casos de emergência, a mil.
Nos projetos da unidade há a intenção de atuar em programas de pesquisa em meio ambiente e conscientização da gravidez na adolescência. Neste último caso é considerável o número de meninas grávidas, e a universidade pretende fazer uma campanha de conscientização na cidade. “Queremos trabalhar ainda a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis”, ressaltou Salles.
Depois de sete anos, a universidade volta a ter agora uma parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB) para que médicos, técnicos, professores, pesquisadores e estudantes possam ir à unidade sem custos para a instituição. Em maio um grupo de residentes, médicos e ambientalistas deve visitar a região para iniciar novos projetos e reforçar o atendimento no hospital. “A universidade não se restringe à área da saúde, portanto, podemos crescer em outras áreas. Queremos realizar um convênio amplo englobando saúde e educação”, concluiu o professor.
A equipe da UFF que visitou a Unidade Avançada José Veríssimo foi composta pelo pró-reitor de Extensão, Sídio Machado; o diretor-médico do Hospital Universitário Antônio Pedro, Haberlandh Sodré; o subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental, Alphonse Kelecom; o vice-diretor do Instituto de Geociências, Cláudio Belmonte; o professor de Medicina Legal René Garrido; o superintendente de Recursos Humanos, José Antônio Athayde; a coordenadora-geral do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Urgência, Andréia Pereira Escudeiro; a chefe de Gabinete, Martha de Lucca, além do brigadeiro Raul José Dias e o coronel Almir Filho, da FAB.