Notícia

Petrobras anuncia carteira de projetos na UFF

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A trajetória para o desenvolvimento e produção de produtos e projetos do Laboratório de Documentação Ativa e Design Inteligente (ADDLabs) da UFF foi delineada na primeira reunião de trabalho do ano entre executivos da Petrobras, pesquisadores, técnicos, alunos e professores, com a apresentação do plano de investimentos da empresa na área de exploração e produção para o quadriênio 2007–2010, realizada em 31 de janeiro.
A implementação de novas soluções tecnológicas para unidades produtoras, a otimização do uso de equipamentos de processamento submarino e o gerenciamento digital de campos de petróleo incluem um elenco de metas do plano que apontam os desafios e as demandas tecnológicas traduzidas em oportunidades de trabalho, como explicou o gerente-executivo de Engenharia de Produção da Petrobrás, José Formigli.
O painel de projetos Petrobras apresentado caracteriza uma carteira resultante de 603 convênios vigentes com 203 instituições brasileiras de pesquisa e desenvolvimento. A relação contempla programas de exploração, revitalização e desenvolvimento da produção, nos quais o ADDLabs tem participação assegurada por produtos já entregues, e em uso, e projetos em andamento. Uma carteira mais completa será apresentada em maio deste ano, “calibrada com a capacidade de execução do ADDLabs”, segundo Formigli.
Coordenadora do ADDLabs, Ana Cristina Bicharra Garcia situou alguns dos produtos do laboratório e seus desdobramentos na pauta de desafios para a rotina de atuação e continuidade da parceria UFF–Petrobras, dentre os quais, a adoção de uma filosofia comum e convergente e a definição de ontologias específicas na utilização das diversas tecnologias em usabilidade.
Ana Cristina Garcia também anunciou a abertura de mais dez vagas para estágio no laboratório.

Pular para o conteúdo