Com o texto e as músicas de João Falcão e sob direção de Marcelo Mello e Gisela de Castro, o musical infanto-juvenil “O pequenino grão de areia” estréia em Niterói no dia 3 de março, no Teatro da UFF. O espetáculo, que em 2005 foi contemplado pelo Prêmio do Edital Funarte-Petrobras, tem hoje cinco indicações ao Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil 2006, concorrendo nas categorias Espetáculo, Direção, Texto, Cenário e Iluminação.
O musical iniciou sua temporada em agosto de 2006 no Teatro Clara Nunes e terminou o ano com 74 apresentações em 35 semanas ininterruptas, ultrapassando a marca de 10 mil espectadores. No elenco estão André Arteche, Ari Guimas, Bárbara Borgga, Daniela Fontan, Gustavo Klein, Luana Martau, Marcos Nauer, Morena Cattoni e Rose Lima.
O texto de João Falcão é inspirado numa fábula de origem popular que conta o surgimento das estrelas-do-mar. A famosa lenda virou sucesso na voz de Dalva de Oliveira em 1951, quando gravou a marcha-rancho “Estrela do Mar”, de Paulo Soledade e Marino Pinto: “Um pequenino grão de areia / Que era um pobre sonhador / Olhando o céu viu uma estrela / Imaginou coisas de amor…”
“O pequenino grão de areia” fala de valores como solidariedade, coragem, superação dos limites, respeito à diversidade e a importância de se acreditar nos sonhos. O texto interessa e diverte crianças de todas as idades e também os adultos pelo seu humor e agilidade, além das belas músicas originais de João Falcão, resgatadas nesta montagem.