Notícia

Danos da violência: UFF promove seminário entre Brasil e Canadá

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A Pró-Reitoria de Extensão da UFF vai promover nos dias 8 e 9 de março o Seminário Internacional Brasil-Canadá, Província do Quebec, com tema sobre os cuidados em relação aos danos da violência por meio de rede de apoio social. O assunto está voltado em especial para aqueles que lidam com crianças e adolescentes que se encontram na fronteira do convívio social, assumindo compromissos com seu acolhimento, prevenção e tratamento da violência e do uso de drogas.
A abertura será às 9h30, no Teatro da UFF, Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói, com participação de representantes da Prefeitura de Niterói, da ONU, do governo estadual, da Petrobras e do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), dentre outros. O encerramento será às 17h, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, onde também estão agendados trabalhos.
Transmissão ao vivo – A Rede UFF transmitirá a abertura, numa parceria do Instituto de Arte e Comunicação Social (Iacs), Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTI) e da Unitevê – Canal Universitário. O link para ter acesso à transmissão está na página www.uff.br/webtv. Também é possível executar diretamente o programa Windows Media Player, clicar na guia “Arquivo” e depois na guia “Abrir URL…”, digitar então o endereço: mms://multimidia.nti.uff.br:5000
Para computadores com sistema operacional Linux, o programa MPlayer e o programa VLC também poderão ser usados.
Os encontros constituem parte inicial de um projeto de atendimento referenciado nas recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O evento tem apoio do governo canadense por meio do Conselho de Pesquisas em Ciências Humanas do Canadá.
As secretarias municipais de Saúde e de Educação de Niterói acolheram a proposta apresentada pela UFF objetivando a criação de uma rede eficaz de apoio social fundamentada nas referências municipal e estadual para atendimento, acolhimento e tratamento desse tipo de demanda em saúde pública. Assim, antecipam-se ao impacto demográfico previsto pela operacionalização do Pólo Petroquímico de Itaboraí (RJ).
Na programação, mesas-redondas abordarão temáticas como ações integradas e melhoria da qualidade da rede; cultura, educação e sociedade; e limites entre a ação clínica e os atos repressivos.

Pular para o conteúdo