Reitores da UFF, Uerj, UFRJ, UniRio, Rural, Uenf se reuniram na Federal Fluminense esta semana. No encontro ficou acertada a assinatura de um convênio onde as universidades trabalharão juntas por questões como a capacitação de mão-de-obra para o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro, já que 220 mil vagas de emprego serão criadas; busca de recursos para pesquisas strito-senso junto à Petrobras e outras instituições de fomento e incubadoras. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do município de Niterói, Jandira Fegalli, também esteve presente.
A reunião, histórica no estado do Rio de Janeiro segundo os próprios reitores, foi marcada por um clima de inovação no sentido de também se tentar buscar recursos do Ministério da Educação em bloco e não mais isoladamente. Ela ainda marca o novo pensamento de cooperação e não mais competição, este último, modelo adotado a partir de 1970 pelas universidades brasileiras.
A parceria deve avançar no sentido de romper com as limitações deste antigo modelo, não apenas no campo da pesquisa, mas também nas questões do ensino. A união das universidades tende a surgir como referência em todo o país.
A secretária Jandira Fegalli vai propor ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste) que haja um representante das universidades públicas no Consórcio já que temas como saúde, saneamento urbano, meio ambiente, entre outros, são pontos de discussão dos 11 prefeitos e as universidades podem dar sua contribuição com pesquisas já existentes nestas áreas. Reuniões com o governo do Estado e Petrobras serão marcados brevemente. Um próximo encontro entre os reitores deve acontecer em um mês.
Presentes na reunião o reitor da Uenf, Raimundo Braz Filho; o reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira; a vice-reitora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Ana Maria Dantas; o reitor da UFF, Roberto Salles; a reitora da UniRio, Malvina Tânia Tuttmana; o reitor da Uerj, Nival Nunes de Almeida; o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ, José Luiz Fontes Monteiro; o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Maurício Mugnaini e os pró-reitores da UFF, Emmanuel Andrade, de Planejamento; Humberto Machado, de Pesquisa e Pós-Graduação e Sídio Werdes, de Extensão.