A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) reuniu-se com o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, na quarta-feira, 7 de fevereiro. Na pauta do encontro, a propriedade intelectual; convênios e contratos com a Petrobras e ampliação da interação entre a Petrobras e as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).
O reitor da UFF, Roberto Salles, pediu à Petrobras apoio aos projetos de expansão das universidades, e particularmente no Estado do Rio de Janeiro, com a implantação do Pólo Petroquímico.
O presidente da Andifes, Paulo Speller, reitor da Universidade Federal de Mato Grosso, destacou o problema do “overhead”, uma maneira de apoiar a instituição que acaba tendo gastos a mais quando trabalha em uma pesquisa. Seria o ressarcimento, com uma porcentagem variável de ‘projeto para projeto, já que os custos da instituição com energia e equipamentos tendem a aumentar à medida que uma nova pesquisa está em andamento. O presidente da Petrobras afirmou que esta questão deve ser conversada detalhadamente. “Temos de ajustar alguns fatores, mas eu não vejo problema quanto a isso”, disse Gabrielli.
Quanto às patentes ele alertou para uma definição do que elas deveriam significar já que algumas dúvidas poderiam surgir. Por exemplo, se o compartilhamento da patente é com a instituição ou com o pesquisador. E que, dependendo da fase do projeto, a patente tem um valor diferente para quem financia e para quem executa o projeto. “No início de uma pesquisa o autor tem toda a idéia e o financiador todo o risco. Isso muda com o desenvolvimento do projeto. Isso significa que o caso das patentes não tem uma solução única. Tem de se analisar cada fase”, disse.
Estiveram também presentes ao encontro o pró-reitor de Planejamento da UFF, Emmanuel Andrade, e os reitores da UFRJ, Uerj, Unicamp, UniRio, federais da Bahia e de São Carlos e Cefet-RJ.
Nessa primeira reunião ficou evidenciado o interesse, tanto da Andifes quanto da Petrobras, de consolidar ainda mais a parceria entre o sistema público de pesquisa e a empresa. Um novo encontro será preparado pela associação para o próximo encontro da Andifes em Brasília.