A UFF organizou programação especial para o recebimento de calouros no primeiro semestre de 2007. Atividade inédita e ainda mais acolhedora, nesta quinta-feira e sexta-feira, 8 e 9, os novos alunos na universidade serão recebidos no ato de suas matrículas pelo Programa de Acolhimento Estudantil (PAE). É a primeira vez que a universidade abre espaço tão grande e diversificado na recepção de seus calouros.
Durantes os dois dias, o PAE proporcionará maior integração dos estudantes com a instituição por meio de várias atividades, a começar na entrada do Campus do Gragoatá, quando serão recepcionados por alunos do curso de Turismo que irão prestar informações sobre os locais de matrícula. No pilotis do Bloco C haverá tendas com dados sobre os diversos cursos, programas e projetos da universidade, e computadores para a visualização do campus e um telão com projeção contínua de vídeos institucionais.
Visita guiada – No local, os calouros poderão fazer um “tour” pelos principais pontos do Campus do Gragoatá. O passeio é organizado pela Biblioteca Central do Gragoatá (BCG), e os recém-ingressos poderão assistir a palestras ministradas pela equipe do Projeto Conheça a UFF, do Núcleo de Comunicação Social, sobre cursos de graduação, pesquisas, estudos, projetos e a estrutura física da UFF.
No roteiro incluem-se a BCG, que ocupa uma área de oito mil metros quadrados e atende basicamente às áreas de ciências humanas e sociais, nela também funcionando o Centro de Memória Fluminense; a Livraria da Eduff, que mantém, além desta, outra na Reitoria, que comercializam livros da Editora da UFF e de outras editoras do país (nessa visita, os alunos ganharão cupons de desconto na livraria e concorrerão a sorteio de livros); o Restaurante Universitário (Bandejão), onde poderão fazer um lanche; e o Campus Desportivo do Gragoatá, o Uffão, que conta com cerca de 80 mil metros quadrados (dois campos de futebol, duas quadras polivalentes, uma pista de atletismo, duas quadras de vôlei de areia e a Pista Saúde para a prática de corridas e caminhadas, além de sediar o Departamento de Educação Física e o ginásio, onde será feita a visita).
Os calouros também poderão ter uma conversa informal com o grupo Coletivo – Nós Não Vamos Pagar Nada, formados por alunos, e vivenciar as dificuldades encontradas por estudantes da UFF portadores de necessidades especiais por meio de dinâmicas coordenadas pela Projeto Sensibiliza UFF.
Parceria – A iniciativa partiu da Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos (Proac) e conta com a parceria das pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), dos núcleos de Comunicação Social (Nucs), de Documentação (NDC) e de Tecnologia da Informação (NTI), do Departamento de Assuntos Comunitários (DAC), da Coordenadoria de Seleção (Coseac), da Editora da UFF (Eduff), do Departamento de Educação Física e dos projetos Conheça a UFF e Trote Cultural, do Nucs.