Notícia

UFF recebe calouros com programação inédita

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A UFF organizou programação especial para o recebimento de calouros no primeiro semestre de 2007. Atividade inédita e ainda mais acolhedora, nesta quinta-feira e sexta-feira, 8 e 9, os novos alunos na universidade serão recebidos no ato de suas matrículas pelo Programa de Acolhimento Estudantil (PAE). É a primeira vez que a universidade abre espaço tão grande e diversificado na recepção de seus calouros.
Durantes os dois dias, o PAE proporcionará maior integração dos estudantes com a instituição por meio de várias atividades, a começar na entrada do Campus do Gragoatá, quando serão recepcionados por alunos do curso de Turismo que irão prestar informações sobre os locais de matrícula. No pilotis do Bloco C haverá tendas com dados sobre os diversos cursos, programas e projetos da universidade, e computadores para a visualização do campus e um telão com projeção contínua de vídeos institucionais.
Visita guiada – No local, os calouros poderão fazer um “tour” pelos principais pontos do Campus do Gragoatá. O passeio é organizado pela Biblioteca Central do Gragoatá (BCG), e os recém-ingressos poderão assistir a palestras ministradas pela equipe do Projeto Conheça a UFF, do Núcleo de Comunicação Social, sobre cursos de graduação, pesquisas, estudos, projetos e a estrutura física da UFF.
No roteiro incluem-se a BCG, que ocupa uma área de oito mil metros quadrados e atende basicamente às áreas de ciências humanas e sociais, nela também funcionando o Centro de Memória Fluminense; a Livraria da Eduff, que mantém, além desta, outra na Reitoria, que comercializam livros da Editora da UFF e de outras editoras do país (nessa visita, os alunos ganharão cupons de desconto na livraria e concorrerão a sorteio de livros); o Restaurante Universitário (Bandejão), onde poderão fazer um lanche; e o Campus Desportivo do Gragoatá, o Uffão, que conta com cerca de 80 mil metros quadrados (dois campos de futebol, duas quadras polivalentes, uma pista de atletismo, duas quadras de vôlei de areia e a Pista Saúde para a prática de corridas e caminhadas, além de sediar o Departamento de Educação Física e o ginásio, onde será feita a visita).
Os calouros também poderão ter uma conversa informal com o grupo Coletivo – Nós Não Vamos Pagar Nada, formados por alunos, e vivenciar as dificuldades encontradas por estudantes da UFF portadores de necessidades especiais por meio de dinâmicas coordenadas pela Projeto Sensibiliza UFF.
Parceria – A iniciativa partiu da Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos (Proac) e conta com a parceria das pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), dos núcleos de Comunicação Social (Nucs), de Documentação (NDC) e de Tecnologia da Informação (NTI), do Departamento de Assuntos Comunitários (DAC), da Coordenadoria de Seleção (Coseac), da Editora da UFF (Eduff), do Departamento de Educação Física e dos projetos Conheça a UFF e Trote Cultural, do Nucs.

Pular para o conteúdo