A Assembléia Geral do Conleste realizada em Itaboraí, dia 5, marcou a instalação, pela Petrobras, do novo sistema de monitoramento de qualidade do ar na área do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj). A UFF foi representada na reunião pelo pró-reitor de Extensão, Sídio Machado. No encontro, o pró-reitor falou sobre o projeto da universidade “Vestibular para Todos”, de sua autoria e sob sua coordenação, já entregue à secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
O projeto criará pré-vestibulares populares nas cidades de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo. A meta é de que, depois de totalmente em prática, 10 mil alunos estarão aptos a prestar o vestibular para a Federal Fluminense ou qualquer outra instituição estadual ou federal.
Três pontos foram levantados na reunião: prioridades do Conleste, desafios estratégicos e a Agência de Desenvolvimento. Em prioridades do Conleste, a diretoria executiva deverá, em um prazo de 21 dias, apresentar proposta contendo a metodologia adotada; metas a atingir, detalhadas por projeto; possíveis parceiros e definição de responsabilidade. Com relação aos desafios estratégicos está sendo analisado de que maneira setores público e privado podem trabalhar e apoiar o desenvolvimento e o crescimento dos 11 municípios. E sobre a Agência de Desenvolvimento, esta servirá para identificar projetos de desenvolvimento, selecionar oportunidades e fomentar ações implementadoras de soluções para a região.