Os alunos de Engenharia da UFF Alexandre Gouvêa Arias e Tiago Castro Assunção lideram as equipes Tuffão e VR Baja, que representam a universidade na 13ª Competição Baja SAE Brasil-Petrobras, a realizar-se de 15 a 18 de março, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba (SP). Os três grupos que alcançarem a melhor pontuação ganham o direito de representar o Brasil em junho, na SAE Baja RIT, em Nova York, realizada pela SAE International.
Na Escola de Engenharia, ambas as equipes, que reúnem alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica e Química e de Ciência da Computação, trabalham no desenvolvimento e construção de veículos “off road” (fora-de-estrada), que serão submetidos a provas avaliadoras de itens como conforto do operador do veículo, produção em massa, integridade estrutural e originalidade, além de provas de tração, manobra, aceleração, velocidade máxima e subida de rampa com até 45º. Os carros ainda enfrentarão todas as deformidades de uma pista de terra, durante um enduro de quatro horas.
Os Baja SAE são veículos de estrutura tubular em aço, com capacidade para transportar apenas uma pessoa com até 1,90 m de altura e 113 quilos. O carro da Tuffão levou nove meses para ficar pronto e custou R$ 15 mil. Setecentos alunos matriculados em importantes cursos de Engenharia de todo o país vão participar do evento. A UFF integra o grupo das cinco universidades do Estado do Rio de Janeiro que tomam parte da competição e uma das que contam com duas equipes.