Notícia

Conleste: UFF participa de encontro e prepara workshop

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O reitor da UFF, professor Roberto Salles, participou nesta quinta-feira, 11 de janeiro, do encontro entre os prefeitos dos 11 municípios participantes do Conleste – Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Leste Fluminense. O objetivo do encontro foi a assinatura da carta de intenção e do contrato social de constituição do consórcio, selando assim a parceria, já firmada, entre as cidades de Itaboraí, São Gonçalo, Rio Bonito, Guapimirim, Silva Jardim, Tanguá, Maricá, Magé, Casimiro de Abreu, Cachoeiras de Macacu e Niterói. Um dos focos do Conleste é discutir e traçar diretrizes para planos de infra-estrutura para o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro. A UFF estará presente, não só na área de graduação e pesquisa, mas também com o Hospital Universitário Antonio Pedro que deverá criar um Centro de Queimados e um Centro de Hemorragia Digestiva.
Também estiveram presente ao evento o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos; o vice-governador, Luiz Fernando Pezão; o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes; o subsecretário de Transportes, Delmo Manoel Pinho; e o secretário de Estado e Trabalho, Alcebíades Sabino.
O reitor da UFF anunciou no evento o encontro que acontecerá em março, na própria Universidade, onde os prefeitos e empresas estatais estarão presentes. “Estamos organizando um workshop para discutir alternativas para o Conleste. Queremos parcerias com os prefeitos, a Firjan, Petrobrás, entre outras. Já temos um acordo com a ONU e estamos à disposição para novos convênios”, disse o reitor. A UFF quer formar mão-de-obra especializada e já tem um curso de soldador, assim como a graduação em Petróleo e Gás. A preocupação é formar profissionais qualificados para ocupar as vagas de emprego que surgirão.
Para o ministro dos Transportes, a criação do consórcio representa a união entre os municípios. “Estarei ainda hoje com o governador do Estado para tratarmos sobre a viabilização do arco ferroviário do Rio de Janeiro. Tomaremos todas as medidas para a criação desta obra que é de importância, não só para esta região, mas também para todo o país”, afirmou.
O prefeito de Rio Bonito abriu a solenidade falando sobre a importância do encontro. “O consórcio é uma integração dos 11 municípios. Todos trabalhando em prol da região”, enfatizou. Logo depois o presidente do Conleste e prefeito de Itaboraí, Cosme Salles, enfatizou o crescimento das cidades componentes do Leste fluminense. “Temos certeza de que com esta união avançaremos para podermos participar do crescimento do Rio de Janeiro. Hoje não temos um município maior ou menor, pois todos são importantes neste processo”, ressaltou.

Pular para o conteúdo