A eleição para o Diretório Central dos Estudantes Fernando Santa Cruz ocorreu na semana de 4 a 8 de dezembro, com a participação de cerca de 6.900 estudantes. A posse da nova diretoria será em janeiro. A composição do DCE é determinada pela proporção dos votos obtidos por chapa, que foi a seguinte:
Chapa 1: 38%
Chapa 3: 27%
Chapa 2: 21%
Chapa 4: 11%
De acordo com Afonso Madureira, um dos coordenadores do DCE e integrante da Chapa 1, a mais votada, a eleição foi tranqüila, com infra-estrutura garantida pela Reitoria.
Os eixos de gestão da chapa mais votada são: moradia universitária, participação dos estudantes com paridade em todos os espaços políticos da UFF, luta pela interiorização digna com discussão pública e promoção do esporte e da cultura. Segundo Madureira, o compromisso da chapa é, em síntese, “lutar pela questão pública da universidade, garantindo acesso e permanência dos estudantes”.
A nova representação estudantil nos Conselhos Superiores da UFF será empossada em fevereiro. São 13 alunos no Conselho Universitário, quatro no Conselho de Ensino e Pesquisa e um no Conselho de Curadores.