O projeto A Formação de Professores em Articulação com as Escolas Públicas foi submetido e selecionado pelo MEC/Sesu dentro do programa Prodocência, que objetiva apoiar projetos que promovam a melhoria da qualidade dos cursos de licenciatura no Brasil.
Pesou na avaliação do MEC o fato de o projeto integrar a política de formação de professores da Universidade Federal Fluminense, iniciada em 2002 pela Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos, juntamente com o Fórum de Coordenadores das Licenciaturas. Essa iniciativa está contemplada no PDI da UFF por meio da concessão de bolsas de licenciatura aos alunos.
Coordenado pela professora Sueli Camargo, o programa é composto por subprojetos de ensino, construídos pelas diferentes áreas de licenciatura, numa abordagem inter e transdisciplinar, propiciando uma nova inserção do aluno no campo de estágio, colocando-o em contato com o cotidiano das escolas públicas e possibilitando, tanto aos profissionais de educação básica quanto aos licenciandos, o mútuo aprendizado sobre o fazer pedagógico.