Como se prevenir contra o câncer de boca? Qual a importância do aleitamento materno para a prevenção da surdez? Estas e outras questões serão abordadas por meio de painéis e conferências, além de atividades práticas com a comunidade durante a 44ª Jornada Fluminense de Odontologia Professor Coelho e Souza, que se realiza na UFF entre os dias 24 e 27 de outubro. O encontro – maior jornada acadêmica científica do Brasil e considerada ainda hoje o maior evento anual de odontologia do Estado do Rio – está em 2006 sob a organização do Diretório Acadêmico do curso de graduação em Odontologia e tem a coordenação da professora Ana Carolina de Carvalho Maciel e da estudante Julia Honorato.
A jornada oferece conferências, cursos de quatro a oito horas (teóricos, teórico-práticos, workshops), concurso de temas-livres, painéis científicos e mesas clínicas – com premiação individual para os três primeiros colocados de cada categoria –, além de setor de exposição comercial. Em sua programação estão incluídas diversas atividades de extensão, dentre elas, a Semana de Prevenção do Câncer de Boca, que será realizada na Clínica V da Faculdade de Odontologia e também em frente à Estação das Barcas, em Niterói.
Durante o encontro, a população vai aprender a fazer o auto-exame e, caso seja encontrado algum tipo de lesão, o paciente será atendido na própria clínica. “Se houver sinais de malignidade, encaminharemos a pessoa para um centro de referência no tratamento de câncer”, informou Ana Carolina.
Na Semana de Aleitamento Materno, a população vai receber informações sobre como evitar diversos males que afetam a saúde e o desenvolvimento bucal e do organismo em geral. “Os alunos de Odontologia, juntamente com um professor orientador, irão alertar as pessoas sobre a importância do aleitamento para a formação muscular do bebê que contribui para a postura correta da língua e uma oclusão perfeita, por exemplo. Mas sempre devemos lembrar que não são apenas anticorpos que são transmitidos pelo leite materno, mas também afeto e carinho”, ressaltou a professora.
Outros destaques ficam por conta do curso Abordagem e Protocolo de Atendimento Odontológico para Pacientes com Necessidades Especiais e das conferências “Trauma dentário associado à odontologia esportiva” e “Como atrair e fidelizar o seu cliente/Marketing odontológico”. Todos serão ministrados no dia 27.
Os interessados devem ficar atentos às datas e modalidades de inscrição. O prazo para envio de trabalhos é 15 de outubro pelo site www.jornadaodonto.com.br ou até 13 de outubro no Diretório Acadêmico de Odontologia, no Campus do Valonguinho, Centro, Niterói. Para apresentar painéis, mesas clínicas, temas livres ou assistir a conferências, os interessados têm até o dia do evento para efetivar a inscrição. Já quem pretende participar dos cursos de duração de quatro e de oito horas deve se apressar, pois as vagas são limitadas. Em todos os casos, as inscrições podem ser feitas pela internet ou no Diretório Acadêmico de Odontologia.
Pioneirismo – A 1ª Jornada Fluminense de Odontologia Professor Coelho e Souza foi realizada em 1962 e recebeu este nome em homenagem ao centenário do professor Augusto Coelho e Souza, considerado o patrono da odontologia brasileira. Consiste no mais antigo evento da área no país, tendo sido idealizada pelos professores Ernesto Salles Cunha e Cresus Vinícius Depes de Gouvêa (então estudante).
De acordo com a coordenadora da 44ª edição, as diversas atividades simultâneas visam ao desenvolvimento social e científico da odontologia. “Isso se reflete no sucesso do evento, em que não só dentistas e estudantes da área têm a oportunidade de divulgar seus trabalhos por meio de publicações científicas, mas também a comunidade é beneficiada, por meio de ações assistencialistas que atingem um público de aproximadamente 600 pessoas, dentre crianças e adultos”, explicou.