O Departamento de Telecomunicações da Escola de Engenharia da UFF recebeu doação da Biblioteca do Exército de diversas obras técnicas pertencentes à biblioteca particular do ex-ministro das Comunicações Hygino Cetano Corsetti, que faleceu em 2004, aos 85 anos.
Corsetti foi titular da pasta das Comunicações de 1969 a 1974 e parte de sua biblioteca fora cedida pela família à Biblioteca do Exército, que a repassou para a universidade face ao caráter técnico especializado.
No decorrer de sua gestão inovadora, o Brasil ingressou na era da TV em cores, sendo definido o padrão da televisão analógica colorida (PAL-M), implantada a discagem direta a distância (DDD) e incentivada a criação das empresas-pólo estaduais as “teles” operacionalizando o Sistema Telebrás. O antigo DCT foi transformado na moderna empresa ECT.
Segundo o professor Israel Blajberg, do Departamento de Engenharia de Telecomunicações da UFF, essa foi a época da implantação dos primeiros grandes sistemas nacionais, com a participação ativa de centenas de engenheiros formados no recente curso de Telecomunicações da UFF, que em 2006 está completando 40 anos.
No acervo doado encontram-se livros e revistas técnicas, um exemplar raro do Plano Nacional de Telecom, elaborado pelo engenheiro Líbero Oswaldo de Miranda, na década de 50, publicado pela Imprensa Nacional, além de relatórios ministeriais e outras obras de valor histórico.
A UFF e o Ministério do Exército assinaram recentemente um convênio para ministrar cursos de educação a distância, incluindo a área de Telecomunicações, com a assessoria de professores da universidade.