O 6º Congresso da Rede Brasileira de Cooperação em Emergências (RBCE) vai ocorrer nos dias 28, 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro. O evento será realizado simultaneamente com o 1º Encontro Regional do Cone Sul da Associação Latino-Americana de Cooperação em Emergências e Desastres (Alaced): Enfrentando a Complexidade – Implantando as Redes de Atenção Integral às Urgências do Sistema Único, Regionalizado e Descentralizado de Saúde do Brasil.
As atividades programadas serão realizadas na Universidade Federal Fluminense, em local ainda a ser definido, e contam com a apresentação de painéis, debates, fóruns, conferências e cursos. A RBCE é constituída por técnicos, professores, pesquisadores e gestores de várias instituições da área de saúde, além de representantes das unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu) em todo o território nacional.
Atualmente, a RBCE discute e elabora propostas com linhas estratégicas para as urgências no Brasil, com sugestões de políticas de desenvolvimento e capacitação dos trabalhadores das urgências; definições da função hospitalar na organização de triagem, eficiência e gestão clínica dos pacientes; complexo de regulação do SUS – internações, consultas e exames, assistência e transporte social, concepção arquitetural dos lugares que abrigam as unidades de urgência, dentre outras.
Criada há 11 anos, a Rede Brasileira de Cooperação em Emergências é uma organização não-governamental brasileira de composição multiprofissional e tem a missão institucional de discutir, propor e implantar políticas de atenção às urgências no país. Nessa trajetória, promoveu e permeou interação suprapartidária de trabalhadores e técnicos que permitiu a elaboração dos quatro eixos de base da política nacional de atenção às urgências, hoje consagradas em portarias que regulamentam o setor.
O Samu foi o primeiro componente dessa política, implantado no ano de 2003. Os Samus brasileiros foram inspirados na experiência dos franceses e criados com a finalidade de proteger a vida e prestar socorro à população em casos de emergência, além de responder e assegurar disponibilidade de serviços hospitalares.
Hoje, a rede nacional Samu 192 conta com 101 serviços de atendimento móvel no Brasil, está presente nas 24 capitais, atuando em 784 municípios, e já atende cerca de 95 milhões de pessoas. Interessados em participar do congresso devem acessar o site www.rbce.org.br para consultar a programação e preencher formulário de inscrição.