Professores que trabalham com produção de vídeos nas suas pesquisas, em diversas áreas, pretendem montar um programa de mapeamento, qualificação e veiculação da produção audiovisual da UFF. Com o objetivo de agregar mais áreas, além de alunos e técnico-administrativos, será realizado um seminário, no dia 21 de setembro, colocando a idéia em discussão, num fórum mais amplo. O seminário será no Campus do Gragoatá, auditório do Bloco O, São Domingos, Niterói, das 10h às 17h.
A presidente da MultiRio – empresa de produção multimídia da Prefeitura do Rio de Janeiro –, Regina de Assis, fará a conferência de abertura. Haverá ainda uma mesa-redonda, tratando das iniciativas e articulações já em andamento, da qual participarão setores da universidade que já trabalham com audiovisual, como o Núcleo de Documentação (NDC), a UniTeVê – canal de TV universitária que funciona no Instituto de Arte e Comunicação Social –, a Fundação Euclides da Cunha (FEC), o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e o Núcleo de Educação Assistida por Meios Interativos (Neami). Ao longo do dia serão exibidos vídeos produzidos pelos diversos projetos de pesquisa.
O encerramento contará com uma mesa com os professores que fazem parte dessa iniciativa, na qual o mapeamento é um primeiro passo para sua realização, que incluirá ainda a fase de qualificação dessas produções, visando à possível veiculação pelos canais universitários e emissoras educativas e culturais, por meio de parcerias a serem viabilizadas.
Será apresentada ainda uma carta de lançamento do Programa de Mapeamento, Qualificação e Veiculação da Produção Audiovisual da UFF, que se chamará ProduTV.