Notícia

UFF participa do Programa Incluir 2006

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A UFF solicitou a inclusão no Programa Incluir, financiado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Superior (Sesu) e a Secretaria de Educação Especial (Seesp). O objetivo apoiar e financiar projetos das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), que visam promover igualdade de oportunidades e o direito à educação de pessoas com deficiência.
Para a professora Luiza Santos Moreira da Costa, do curso de Medicina da UFF e fomentadora da inclusão da universidade no projeto, o Programa Incluir será o responsável por uma mudança no paradigma socioeducacional da instituição, caso seja aprovado. Ainda segundo ela, a sensibilidade precisa ser trabalhada de forma consciente no âmbito acadêmico, não só na medicina, mas em outros cursos. Esse seria um grande passo para a inclusão social, ao desmistificar o estigma de invalidez que os deficientes físicos carregam. “A universidade deve isso a eles”, acrescenta.
A UFF possui alguns projetos de extensão voltados ao tratamento com deficientes físicos como “Acessibilidade e identificação de estudantes com deficiência no ensino superior: as experiências da Universidade Federal Fluminense”, realizado no Laboratório de Informática em Educação Especial da Faculdade de Educação; “Sensibilização de professores do curso de Medicina da UFF para prevenção de incapacidade, inclusão social, atenção e abordagem de pessoas com deficiências” e “Ver e não ver: o teatro como dispositivo cognititvo entre jovens deficientes visuais”, promovido por meio de uma parceria entre a UFF e o Instituto Benjamin Constant (IBC) que, embora existindo desde o ano passado, foi oficializada em 2006.
Existem atualmente 40 estudantes portadores de deficiência matriculados na instituição. O edital 2006 do Programa Incluir está disponível para consulta no site do MEC (www.mec.gov.br) pelo link “Educação Especial”. O julgamento das propostas e a listagem das 11 instituições federais que tiveram seus projetos aprovados estarão disponíveis ainda neste mês.

Pular para o conteúdo