Os três alunos premiados no concurso “Sua Idéia Vale um Prêmio” – Daniely Gouvêa Monteiro, Poliana Vita Schettini e Carlos Vinicius Carvalho de Almeida – estiveram presentes na cerimônia de apresentação do resultado do concurso, realizada no Laboratório de Energia dos Ventos (LEV) da Universidade Federal Fluminense, no dia 26 de setembro. O evento, promovido pelo Programa de Ecoeficiência do LEV/UFF, contou com o apoio da Eletrobrás, Procel, Fundação Euclides da Cunha (FEC) e do Programa de Línguas Estrangeiras Modernas (Prolem) da UFF.
Os trabalhos premiados foram:
1° lugar: Daniely Gouvêa Monteiro, aluna do curso de Economia, com o trabalho “Exerça sua cidadania: economize água e energia”. O estudo pretende combater o desperdício, conscientizando a população de sua responsabilidade no uso racional de água e de energia, adotando medidas para criar dentro do ambiente acadêmico uma mudança de hábitos, onde alunos, técnico-administrativos e professores tenham como uma das metas pessoais a economia de água e energia não só na universidade, mas também em suas casas. Tais medidas, segundo a aluna, devem estar inseridas em uma campanha constituída de premiações, divulgação de ações, instruções dirigidas, cursos, etc.
2° lugar: Poliana Vita Schettini, aluna do curso de Farmácia, com o trabalho “O pequeno que faz a diferença”, de instalação em torneiras de arruela com pequeno furo para reduzir o fluxo de água e, conseqüentemente, o consumo.
3° lugar: Carlos Vinicius Carvalho de Almeida, aluno do curso de Engenharia Mecânica de Volta Redonda, com o trabalho “Reaproveitamento de água dos lavatórios”, no qual apresenta o aproveitamento direto da água dos lavatórios para a limpeza dos mictórios nos banheiros masculinos.
Estiveram presentes na ocasião o diretor do Centro Tecnológico, professor Wainer da Silveira e Silva; o diretor do LEV, professor Geraldo Tavares; o diretor do Laboratório de Luminotécnica da UFF (LabLux), Aderson Heiser Bomfim; o responsável pela Gerência de Engenharia e Manutenção da Superintendência de Administração da UFF, Luiz Augusto Cury Vasconcelos; o consultor do LEV, Alexandre Rigueira; os engenheiros Daniel Lisboa Taveira Fernandes e Waldenir Sodré; estagiários e funcionários do LEV e do LabLux.
Os prêmios, que serão entregues no dia 26 de outubro, na Escola de Engenharia, durante o Workshop do Programa de Ecoeficiência da UFF, são um microcomputador, um curso de língua estrangeira pelo Prolem e curso de informática oferecido pela FEC.