Notícia

Aluna de Biologia Marinha ganha prêmio

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A aluna do bacharelado em Biologia Marinha, Camila Lobo Teixeira, ganhou o prêmio de melhor pôster no 13º Congresso Internacional de Bioincrustação e Corrosão Marinha, realizado entre 23 e 28 de julho, no Hotel Gloria, Rio de Janeiro. O evento reuniu 151 pesquisadores de 30 países.
O trabalho, intitulado “Indução do estabelecimento de mexilhões Perna perna em coletores artificiais de sementes tratados com produtos naturais da alga marinha Stypopodium zonale”, conseguiu aumentar em quase o dobro a eficácia de coletores artificiais de “sementes” (mexilhões juvenis, pequenos, usados para iniciar um ciclo de cultivo de mexilhões e geralmente coletados de bancos naturais nos costões rochosos) através da utilização de um extrato de uma alga do litoral, o que pode aumentar a produtividade da mitilicultura no país e ajudar a preservar os bancos naturais desta espécie nos costões.
O pôster foi desenvolvido em co-autoria com os professores Bernardo Antonio Perez da Gama, Renato Crespo Pereira, Valeria Laneuville Teixeira, do Departamento de Biologia Marinha, e Angelica Ribeiro Soares, do Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé da UFRJ (Nupem).

Pular para o conteúdo