Os cursos da UFF de Engenharia de Telecomunicações e de Engenharia Agrícola obtiveram o grau máximo 5 e o de Engenharia Mecânica de Niterói, com o conceito 4, apresentou o melhor resultado do Estado do Rio de Janeiro, segundo resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2005, antigo Provão.
A professora Terezinha Fernandes Bruno, que foi coordenadora do curso de Engenharia de Telecomunicações de 2003 a janeiro de 2006, fez uma comparação com base em diversos relatórios do Inep, posicionando o curso da UFF no contexto nacional.
A seguir os resultados apresentados pela professora Terezinha:
1 – Na comparação com os demais 315 cursos do Brasil inscritos no Grupo II, onde o curso de Engenharia de Telecomunicações está inserido:
– Somente nove cursos obtiveram conceito 5, sendo dois deles de Telecomunicações, o da UFF e o da UnB.
– A Região Sudeste inscreveu 35 cursos de Telecomunicações no Enade, sendo 32 cursos do Estado do Rio de Janeiro. Somente o da UFF recebeu conceito 5.
2 – Na comparação com outros cursos da UFF, inscritos no Enade de 2005:
– Dos 18 cursos inscritos da universidade, três obtiveram conceito 5, sete receberam conceito 4, três cursos conseguiram conceito 3 e os demais ficaram com conceito 1.