Notícia

Liminar suspende eleição da lista tríplice para reitor na UFF

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A votação da lista tríplice para nomeação do novo reitor da UFF, que seria realizada hoje, dia 9 de agosto, na reunião dos três Conselhos Superiores da UFF (Universitário, de Ensino e Pesquisa e de Curadores), foi suspensa respeitando a liminar encaminhada pela 2ª Vara Federal de Niterói.
A ação foi apresentada ao Ministério Público Federal, no dia 4 de maio, por um grupo de 22 professores dos institutos de Biologia e Química, alegando irregularidade no processo de consulta à comunidade da UFF para os cargos de reitor e vice-reitor. Segundo o documento, a resolução do Conselho Universitário que aprovou o voto paritário, em fevereiro de 2005, com peso correspondente a 1/3 (um terço) para cada um dos segmentos (professores, funcionários e alunos), desrespeita o art.16º da Lei nº 5.540/68, com a redação dada pela Lei 9.192/95, que estabelece que deve ser obedecido o peso de 70% para o pessoal docente em relação às demais categorias.
Segundo decisão do juiz Fábio de Souza Silva, “com o objetivo de garantir a efetividade do processo”, a liminar foi concedida “com fulcro no art. 12 da lei 7.347/85 e art. 798 do CPC para proibir a formação da lista tríplice prevista no art. 16, I da Lei nº 5.540/68, com a redação dada pela Lei nº 9.192/95, até a realização de nova consulta, na qual seja observado o art. 16, II do mencionado instrumento legal, ou decisão judicial em contrário”.
Após análise da liminar pela Procuradoria-Geral da UFF, será realizada, na próxima quarta-feira, dia 16, uma nova reunião do Conselho Universitário da UFF.

Pular para o conteúdo