Com o objetivo de alavancar a indústria brasileira de construção offshore, tendo como instrumento básico a capacitação, a automação e a inovação tecnológica, a Petrobrás escolheu a UFF para sediar o Centro de Excelência em Engenharia, Suprimento e Construção Offshore (CE-EPC). Além de abrigar a sede do Centro de Excelência, a UFF desempenhará papel estratégico como universidade-âncora, coordenando os trabalhos de uma rede de universidades (UFF, UFRJ-Coppe, USP, PUC, IPT) e participando dos comitês Diretivo e Executivo.
O novo Centro de Excelência a ser criado atuará na identificação de carências tecnológicas e de capacitação na fase de EPC, com vistas a transformar desafios em novas oportunidades. Muitos desafios já se colocam para o Centro de Excelência, antes mesmo de ser criado, tais como defasagem entre a indústria nacional de EPC e a existente no mundo; prejuízo por falta de qualidade nos projetos e nas obras; prejuízo pelo descumprimento de prazos; falta de investimento em tecnologia por parte dos EPCistas e estaleiros; perda das competências e inteligências adquiridas; falta de capacitação de recursos humanos; pouca ou nenhuma interação entre o meio acadêmico e a cadeia produtiva necessária às atividades de EPC e falta de uma cultura acadêmica sobre a atividade EPC.
Espera-se que os problemas detectados e as melhorias propostas por meio do Centro de Excelência sejam transformados em projetos estruturantes. A carteira de projetos será avaliada pelo Comitê Técnico para, em seguida, ser avaliada e aprovada pelos comitês Executivo e Diretivo, nos quais a UFF, por ser a universidade-âncora, terá representação.
A Reitoria agendará reuniões de trabalho com a Petrobrás e com a comunidade acadêmica das áreas de engenharia ainda nos próximos dez dias.