Notícia

DAC lança campanha de controle e prevenção da aterosclerose

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O projeto ‘Campanha de Prevenção e Controle de Doenças’, do Programa Qualidade de Vida do Servidor, do Departamento de Assuntos Comunitários (DAC), com o apoio do Serviço Médico do departamento, está lançando a campanha “Livre para Circular”, que visa o controle e prevenção da aterosclerose.
Veja as informações sobre a aterosclerose:
Aterosclerose:
– Presença de uma placa de ateroma (gordura) na parede das artérias e que, ao produzir estreitamentos e oclusões significativas, leva à diminuição da oferta de sangue para áreas nobres do organismo como cérebro, coração, rins, intestinos e membros.
– As doenças causadas pela aterosclerose constituem a principal causa de morte e invalidez em todo o mundo, principalmente o infarto do miocárdio, angina de peito, trombose cerebral e a doença vascular periférica.
– Existem alguns fatores, considerados de risco para o desenvolvimento da aterosclerose: hereditariedade, hábito de fumar, colesterol alto, hipertensão arterial, obesidade, sedentarismo, estresse, período pós-menopausa, diabetes mellitus, etc.
Como prevenir:
– Parar de fumar: o hábito de fumar é um fator de risco importante no desenvolvimento da aterosclerose e quanto maior o número de cigarros, maior o risco;
– Controle do colesterol: níveis aumentados de colesterol total e LDL-colesterol estão fortemente associados com doença aterosclerótica. O HDL é uma fração do colesterol que tem efeito protetor e quanto maiores as suas taxas, maior a proteção;
– Controle da pressão arterial;
– Atividade física: é um fator importante na prevenção da doença aterosclerótica, sendo preferível os exercícios dinâmicos como andar,
correr, nadar, pedalar, dançar, etc. (sob orientação médica);
– Redução de peso, controle do diabetes.
Dieta:
– Evitar carnes vermelhas, vísceras (miolo, coração, fígado, rins, moela), carne de porco, lingüiça e qualqer gordura de origem animal, gema de ovo, leite integral, queijos amarelos, requeijão, manteiga, creme de leite, sorvetes, chocolate, coco.
– Esses alimentos deve ser substituídos por carne de peixe e aves (sem pele), leite e outros laticínios desnatados, cereais e grãos diversos (feijão, ervilha, lentilha), frutas, lelgumes, hortaliças e fibras.
– A ingestão aumentada de doces, açúcares em geral, bebidas alcoólicas e massas pode elevar os níveis de triglicerídeos e causar obesidade.

Pular para o conteúdo