Nesta terça-feira realizou-se o primeiro seminário “O Turismo no Contexto das Manifestações Religiosas”. O objetivo foi expor e debater as atuais condições de desenvolvimento do turismo em suas relações com as manifestações religiosas do Estado do Rio de Janeiro.
Na mesa de abertura estiveram presentes a pró-reitora de Assuntos Acadêmicos, Esther Lück, o arcebispo Dom Alano Maria Pena, o diretor da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, Fernando Freire Bloise, o coordenador do curso de Turismo, Eduardo Vilela, além de representantes da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), da Pastoral do Turismo da Paróquia de São Lourenço e da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio).
Os participantes ressaltaram a importância do evento, que abre novas perspectivas para o turismo, hoje a atividade que mais cresce no país, movimentando a economia e gerando empregos. O seminário traz ainda o desafio de relacionar o conhecimento científico e a formação acadêmica à questão religiosa, tão forte no imaginário brasileiro que chega a ser referência em outros países.
As atividades tiveram continuidade com três mesas-redondas. Na primeira, discutiu-se o papel das manifestações religiosas na origem e no desenvolvimento das cidades e o do patrimônio sacro e religioso no desenvolvimento da atividade turística no Estado do Rio de Janeiro. Na parte da tarde, a presença do Estado e da iniciativa privada na organização do turismo no contexto das manifestações religiosas.
O encontro foi o marco da inauguração das atividades do programa Turismo e Religião e Sociedade, que também contará com cursos de extensão e futuramente uma pós-graduação na área. As atividades decorrem do convênio assinado no dia 15 de julho de 2005 entre a UFF e a Igreja Mitra Arquiepiscopal de Niterói para instituir formas de cooperação entre as duas instituições a partir de atividades de âmbito acadêmico-cultural, com a execução de seminários, cursos, treinamentos e pesquisa de patrimônio religioso.