Notícia

Turismo e religião são tema de seminário

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Nesta terça-feira realizou-se o primeiro seminário “O Turismo no Contexto das Manifestações Religiosas”. O objetivo foi expor e debater as atuais condições de desenvolvimento do turismo em suas relações com as manifestações religiosas do Estado do Rio de Janeiro.
Na mesa de abertura estiveram presentes a pró-reitora de Assuntos Acadêmicos, Esther Lück, o arcebispo Dom Alano Maria Pena, o diretor da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, Fernando Freire Bloise, o coordenador do curso de Turismo, Eduardo Vilela, além de representantes da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), da Pastoral do Turismo da Paróquia de São Lourenço e da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio).
Os participantes ressaltaram a importância do evento, que abre novas perspectivas para o turismo, hoje a atividade que mais cresce no país, movimentando a economia e gerando empregos. O seminário traz ainda o desafio de relacionar o conhecimento científico e a formação acadêmica à questão religiosa, tão forte no imaginário brasileiro que chega a ser referência em outros países.
As atividades tiveram continuidade com três mesas-redondas. Na primeira, discutiu-se o papel das manifestações religiosas na origem e no desenvolvimento das cidades e o do patrimônio sacro e religioso no desenvolvimento da atividade turística no Estado do Rio de Janeiro. Na parte da tarde, a presença do Estado e da iniciativa privada na organização do turismo no contexto das manifestações religiosas.
O encontro foi o marco da inauguração das atividades do programa Turismo e Religião e Sociedade, que também contará com cursos de extensão e futuramente uma pós-graduação na área. As atividades decorrem do convênio assinado no dia 15 de julho de 2005 entre a UFF e a Igreja Mitra Arquiepiscopal de Niterói para instituir formas de cooperação entre as duas instituições a partir de atividades de âmbito acadêmico-cultural, com a execução de seminários, cursos, treinamentos e pesquisa de patrimônio religioso.

Pular para o conteúdo