Notícia

Silvio Tendler presente na exibição de sua trilogia na UFF

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Os movimentos de contracultura, as lutas por independência nas antigas colônias africanas e asiáticas, a América Latina sitiada por ditaduras militares são alguns dos temas abordados pelo cineasta Silvio Tendler em “Utopia e Barbárie”, que será exibido no dia 29 de junho no Auditório Macunaíma, Campus do Gragoatá, Bloco B, sala 405, São Domingos, Niterói.
O filme é o primeiro da mostra “Utopia – Trilogia Silvio Tendler”, que inclui a exibição de mais dois filmes: “Os Anos JK” e “Jango”, nos dias 20 e 26 de julho, respectivamente. A entrada é franca.
A mostra faz parte do projeto República das Imagens, uma iniciativa do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS), realizada em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos (Proac), por meio da Subcoordenadoria de Apoio à Prática Discente.
Estão programadas duas sessões para cada filme – a primeira às 16h30 e a segunda às 18h30 – e debate logo após a última, com participação do cineasta Silvio Tendler e dos professores da UFF Daniel Aarão Reis (História) e Roberto Moura (Cinema e Vídeo). A coordenação do debate é da professora Lívia Reis, do Instituto de Letras.
De acordo com o coordenador-geral do evento, Almir Miranda da Silva, a idéia é “trazer a comunidade para debater cinema na UFF, além de familiarizar o público não só com a produção cinematográfica nacional, mas também com o que é produzido pelos dos alunos do curso de Cinema e Vídeo da universidade”.
Silvio Tendler consagrou-se um dos maiores documentaristas do país. É apontado como “o cineasta dos vencidos” e diretor de diversos filmes, dentre eles “Marighella, Retrato Falado do Guerrilheiro”, “Castro Alves”, “Milton Santos, o Mundo Global Visto do Lado de Cá”, “JK: o Menino que Sonhou um País” e “Glauber, o Filme – Labirinto do Brasil”.

Pular para o conteúdo