Notícia

Biblioteca Central apresenta exposição de materiais resgatados no lixo

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A exposição Resíduos e Memória poderá ser vista durante todo o mês de junho, como parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, no Centro de Memória Fluminense, na Biblioteca Central do Gragoatá, 1º andar, Campus do Gragoatá, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h.
A “Exposição Resíduos & Memória” é fruto do trabalho pioneiro do Programa de Coleta Seletiva de Lixo do Bairro de São Francisco, em Niterói, que resgate materiais importantes para a cultura e a memória, notadamente a fluminense.
Livros, revistas, mapas, selos, moedas, cartões-postais, etc., foram colecionados nos últimos anos e constituem-se em rico e interessante acervo, cuja exposição foi organizada para o Seminário de lançamento do Projeto Resíduos & Memória, apoiado pelo CNPq.
Encontram-se também expostos cartões-postais do início do século, materiais religiosos, livros e periódicos raros, selos, moedas diversas, flâmulas, discos para gramofone, partituras antigas e medalhas comemorativas, além de outros objetos.

Pular para o conteúdo