Notícia

Faculdade de Direito da UFF sedia reunião científica

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A Faculdade de Direito da UFF sediou a reunião científica entre pesquisadores vinculados ao Instituto Brasileiro de Direito de Família e ao Departamento de Direito Privado da UFF.
O grupo temático relativo a “O cuidado e sua efetividade na normativa internacional” sob a coordenação de Lucia Maria Teixeira Ferreira, da Uerj, associado ao Grupo de Pesquisa Efetividade da Jurisdição (GPEJ/CNPq) e coordenado por Ricardo Perlingeiro, da UFF, promoveu no dia 2 de junho, nas dependências da biblioteca da faculdade, o seminário “A Cooperação Interjurisdicional no Direito da Criança e do Adolescente”.
Participaram os seguintes juristas: Adriano Saldanha e Eduardo Klausner, da Universidade Estácio de Sá (Unesa), Carmem Tiburcio, Lúcia Teixeira, Marcela Harumi e Tânia da Silva Pereira, da Uerj, Edson Alvisi, Jean Albert de Souza Saadi, Sérvio Túlio dos Santos Vieira e Ricardo Perlingeiro, da UFF, Nádia de Araújo da PUC-RJ. Estiveram também presentes o professor Marcio Brandão Ribeiro, diretor da Faculdade de Direito, e o professor Antônio Plastina, chefe do Departamento de Direito Privado.
Segundo Perlingeiro, diante da atual polêmica que envolve a aplicabilidade das convenções internacionais, sobretudo aquelas que versam sobre alimentos, restituição de menores e adoção, os expositores e debatedores abordaram o tema da cooperação internacional no direito da criança e do adolescente e sugeriram diretrizes para orientar o sistema de Justiça no que tange à aplicabilidade da lei interna e dos documentos internacionais ratificados, especialmente, após o início da vigência da Emenda Constitucional nº 45/2005.
Foram debatidas questões relacionadas à competência internacional, reconhecimento, execução e realização da jurisdição estrangeira, bem como a cooperação administrativa e judiciária de atos probatórios e de comunicação processual e a cooperação judiciária na jurisdição voluntária. O evento foi uma das atividades de investigação do projeto jurisdição das causas de interesse público, aspectos nacionais e transnacionais, em desenvolvimento no Departamento de Direito Privado da UFF.

Pular para o conteúdo