Os alunos e professores do Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges (Ctaibb), de Bom Jesus do Itabapoana, participam de um projeto multidisciplinar sobre a Copa do Mundo, de 9 a 30 de junho. A supervisão é das orientadoras pedagógicas Mariza Patrão e Saionara de Azevedo.
Os estudantes trabalharão a origem do futebol com confecção de bandeirinhas de diferentes países, num trabalho de criação em Artes; Geografia, História e Sociologia destacarão as cinco copas vencidas pelo Brasil, enfocando a localização delas e seus aspectos humano-econômico-geográficos, além do panorama político-econômico do Brasil naquelas épocas. A disciplina de Inglês traduzirá manchetes de jornais estrangeiros; Língua Portuguesa trabalhará os aspectos culturais da Alemanha numa pesquisa de reportagens sobre a Copa que culminará em roda de debates e produção de textos.
A Biologia enfocará os acidentes cárdio-vasculares (esclerose, aneurisma), problemas de enfarte e embolia em jogadores africanos e montarão um cardápio para os atletas. Os alunos terão acesso a um banco de sangue e exames de urina para estudar o Dopping, na disciplina de Química. A Educação Física organizará um jogo entre Brasil e Alemanha ou, se o país chegar à final, um jogo entre o Brasil e o último país adversário. E a Física mostrará slides com tecnologias apropriadas para a Copa do Mundo em estádios além da noção de imagem e som na comunicação televisiva e jornalística.