Notícia

Comemorações pela Semana Nacional do Meio Ambiente começam mais cedo

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Uma flâmula de 20 metros pintada por calouros da UFF e por pessoas da comunidade de São Domingos marca o lançamento da 4ª Semana Nacional do Meio Ambiente na universidade, que tem início dia 30 de maio, às 15h, na Praça de São Domingos, em Niterói. A pintura, uma verdadeira ‘colcha de retalhos’ de temáticas ambientais, será o resultado da junção da criatividade dos participantes, e é apenas uma das diversas atrações do evento, que prossegue de 5 a 11 de junho.
Entre as atividades programadas, estão caminhadas ecológicas e oficinas, como a de Mosaico, coordenada por Lucília e Wellington Pinheiro (Rota das Artes). Os participantes realizarão montagem de vasos, jarros, objetos de adorno para casa e quadros, sendo possível até mesmo criar peças em formato de animais.
Outro destaque é a oficina com plantas terapêuticas, que será ministrada por Fabiano Bicalho e Dalva Pinheiro, professores dos cursos de Jardinagem e Paisagismo do Jardim Botânico de Niterói. “A idéia é estar familiarizando as pessoas da comunidade com o plantio e confecção de jardins ou canteiros com plantas medicinais, além de aumentar o nível de conhecimento em relação às plantas e suas aplicações terapêuticas”, explica o coordenador do Programa Vida no Campus, Liorno Werneck, do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia. Werneck ressalta que a Semana consiste em um período que vai além de intensas atividades voltadas para a questão do Meio Ambiente. “Nós procuramos, com a realização do evento, uma via de sensibilização ambiental através da arte”, destaca.

Pular para o conteúdo