O livro “Por que Lula?”, do professor Alberto Carlos Almeida será lançado em junho pela Editora Record. Trata da eleição presidencial de 2002 e dos motivos da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva. Almeida, que também é diretor do Instituto de Pesquisa de Opinião Ipsos Public Affairs, começou a escrever, em 2004, a obra que surgiu da idéia de se publicar no Brasil o que já é comum em outros países, como na Inglaterra, onde a cada nova eleição é publicado livro que explica os resultados e desdobramentos do processo eleitoral. Segundo o professor, são mostrados os motivos da vitória de Lula (e não de Serra) e como pensa o eleitorado brasileiro em relação a temas como censura, invasão de terras, privatização, clientelismo, participação política, todos estes fatores que tiveram peso na vitória do presidente.
Dentre as razões que ajudaram a elegê-lo, Almeida cita o fato de que Lula e o PT se adaptaram ao conservadorismo do eleitorado brasileiro, os partidos do governo que brigaram entre si, o financiamento e a estratégia da campanha de Lula que teve mais sucesso do que as dos demais candidatos, a opinião pública como fator-chave de qualquer eleição, a ideologia do eleitorado que também ajudou Lula a derrotar seus adversários. No último capítulo são analisados os resultados eleitorais.